Matéria: FAF
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) preparou uma grande festa no encerramento do Campeonato Amazonense Sub-10, neste sábado (09/11), no estádio Carlos Zamith. Com uma estrutura de alto nível, os craques da categoria disputaram as finais da competição. O Guerreirinhos, campeão do primeiro turno, faturou o estadual da categoria sobre o América de Manacapuru, campeão do returno, ao vencer por 3 a 1.
Pela série prata, o grande campeão foi o Tarumã, que superou o Amazonas nas penalidades, após empate sem gols. O terceiro lugar ficou com o Manaus, que bateu o Fast por 1 a 0 no duelo. Na série bronze, a Inter Academy venceu o Real Amazonas por 1 a 0 na final. A terceira colocação ficou com o EBS
Final da série Bronze: Real Amazonas 0 x 1 Inter Academy
Em um jogo bastante disputado, onde os goleiros trabalharam, a Inter Academy levou a melhor sobre o Real Amazonas. O gol do título foi marcado por Joaquim, aos 12 minutos do primeiro tempo.
Disputa do terceiro lugar da série Prata: Fast 0 x 1 Manaus
Os atletas do Tricolor e do Gavião entraram em campo e demonstraram garra, raça e determinação na briga pela terceira colocação. Os dois times tiveram chances, porém o Manaus foi mais eficiente e venceu o jogo com gol de Emanuel, aos nove da primeira etapa.
Final da série Prata: Amazonas 0 (1) x 0 (4) Tarumã
Onça e Lobo protagonizaram um duelo bastante pegado, principalmente no meio-campo. As defesas estavam em um grande dia e os espaços foram poucos para finalizações. Os chutes de longa distância foram uma estratégia durante o confronto, mas sem sucesso. A partida terminou sem gols e, nas penalidades, o Tarumã foi mais eficiente e converteu todas as cobranças, enquanto o Amazonas fez uma e perdeu duas. Tarumã campeão da categoria prata do Barezinho Sub-10.
Final da série Ouro: Guerreirinhos 3 x 1 América de Manacapuru
No jogo mais aguardado do dia, a grande final dos campeões dos dois turnos, o Tricolor superou o time de Manacapuru e sagrou-se campeão amazonense 2024. E foi com emoção, pois o título veio com virada no placar. Yan Lorenzo, aos 15, abriu o placar para o América. Cinco minutos depois, Cassiano empatou.
No segundo tempo, logo aos cinco, o Guerreirinhos virou em um chute no ângulo de João Matheus. Alexandre, camisa 10 do Tricolor, cobrou falta e cravou o gol do título da equipe, aos 13.
Calendário da base de 2024
Com o encerramento do Campeonato Amazonense Sub-08 e Sub-10, estão em andamento, o Barezinho Sub-12 e o Sub-19, além do Barezinho Delas Sub-15 e Sub-17. Todos estão programados para serem finalizados neste mês de novembro.