O sonho do Nacional-AM na elite do futebol brasileiro ainda continua distante. Em 2014, o clube lançou um projeto ambicioso, com metas para chegar à Série A do Brasileirão até 2024. No entanto, dez anos depois, esse projeto segue apenas no papel.

Pior: além do projeto se tornar um fracasso completo pela execução, atrelada aos péssimos resultados em campo ao longo dos anos, o Nacional ainda vive o maior tabu de sua história, completando dez anos sem levantar a taça do Barezão, algo que não ocorria no primeiro tabu que o Nacional teve, entre os anos de 1923 e 1933.

A diretoria do time apresentou na época um planejamento ousado, levar o Leão da Vila Municipal para a Série A do Brasileirão em dez anos. A ideia era reformular o clube, mudar conceitos, e investir pesado nas categorias de base. Mesmo com algumas metas alcançadas, o caminho se mostrou bem mais difícil do que o esperado.

O clube traçou metas para avançar nas divisões do Campeonato Brasileiro ao longo dos anos e esperava estar na Série A neste ano. Em algumas, obteve êxito. Em outras, nem tanto.

  • Ser campeão amazonense em 2014: O Nacional venceu o Princesa por 2 a 0 numa final caótica realizada no SESI, e garantiu o troféu.
  • Classificar-se à Série D;
  • Ser campeão amazonense em 2015: Novamente contra o Princesa, depois de ter feito uma campanha memorável, o Nacional venceu por 2 a 1 e garantiu o bicampeonato, com Aderbal Lana no comando.
  • Disputar a Série D de 2015: Campanha cheia de expectativa, cujas contratações tiveram dedo do seu presidente de honra, Sen. Omar Aziz, e que apresentaram um resultado distinto do previsto no papel. O Naça acabou eliminado com duas rodadas de antecedência na fase classificatória, debaixo de vaias da torcida.

Apesar dessas conquistas, as coisas começaram a se complicar nos anos seguintes. Em 2017, o Nacional chegou à final do Campeonato Amazonense, mas perdeu o título para o Manaus. No jogo de ida, o Manaus venceu por 1×0, e no de volta o empate por 1×1 acabou favorecendo o adversário.

O Nacional chegou a disputar a Série D em 2016, 2018, 2020 e 2023. Em todas, o destaque fica para a temporada de 2023, em que o Nacional teria igualado a campanha de 2013, quando ficou nas oitavas de final.

Neste ano, o Nacional chegou a disputar a semifinal do primeiro turno do Amazonense, quando foi eliminado pelo Amazonas FC. No segundo turno não conseguiu repetir o feito e está sem calendário para competições nacionais em 2025.

Share.
Leave A Reply Cancel Reply
Exit mobile version