Chegou a hora do clássico GaviOnça. Duas potências do futebol amazonense se encontram sábado (09/03), no estádio da Colina, às 16h. O jogo é valido pela 2ª rodada do returno do Campeonato Amazonense de 2024. Nos últimos anos, a ascensão do desporto futebolístico manauara passa, essencialmente, por estes dois clubes.

O Manaus que, primeiramente, chegou até a série C, porém, hoje disputa a série D. Já o Amazonas tem um caminho até então apenas de ascendência, chegando atualmente na série B. Além disso, é o único time amazonense a se tornar campeão de uma divisão de campeonato brasileiro.

Manaus

O Gavião superou todas as adversidades ao vencer o Tocantinópolis (TO) na terça-feira (05/03), jogo que valeu a classificação para a terceira fase da Copa Verde. Antes disso, pela primeira rodada do returno do Campeonato Amazonense, o Manaus já havia vencido o Unidos do Alvorada. Sendo assim, a maré negativa que assombrava o time alviverde parece ter passado.

A chegada de Renatinho Potiguar trouxe uma motivação a mais para o grupo que agora joga de forma diferente. Uma proposta mais arrojada com os meias jogando por trás dos volantes, aproximando – os do ataque e, consequentemente, criando chances de gol, assim foi no último jogo. Outra situação nova é a participação mais atuante dos volantes, neste momento, com a obrigação prioritária de impedir a circulação do adversário por aquele setor do meio.

Dessa forma, o Manaus espera surpreender o Amazonas. Uma novidade na equipe é a volta do zagueiro Jefferson, ele que estava no futebol gaúcho, mais precisamente, na equipe do Santa Cruz (RS). O defensor retorna de empréstimo e é mais um para ajudar no setor que gerou preocupações no início da temporada. Ele fala a respeito desse retorno.

“Neste retorno, volto mais maduro e pronto para ajudar o clube a conquistar seus objetivos. ”

Amazonas

O Amazonas também jogou no meio da semana pela Copa Verde e despachou o Capital (TO). O jogo aconteceu na quarta-feira (06/03). Agora, voltado para o Campeonato Amazonense, a Onça já pensa no seu próximo adversário que é o Manaus. Dois pontos importantes para o time da Zona Leste são: o zagueiro/lateral Fabiano que abre um leque de opções no setor defensivo pelo lado esquerdo.

No último jogo, o terceiro gol saiu com a subida de Fabiano, ele fez o cruzamento para o atacante Sassá fazer o terceiro gol. Outro ponto a ser observado, também, é a participação do volante Guilherme Mantuan, mesmo que tenha um estilo um pouco diferente de PH. Este domina pelo aspecto físico e ocupa todos os espaços, aquele, de maneira mais técnica, distribui o jogo com tranquilidade e visando sempre a melhor opção, sem que o time corra riscos por conta de algum passe errado ou de alguma precipitação.

O Amazonas chega a esta altura do campeonato com duas opções para cada posição. Na lateral – direita não é diferente. Patrick e Ezequiel estão a todo momento revezando a titularidade, dessa forma, é perceptível que o contexto do jogo é analisado para ver qual é a melhor opção diante da estratégia do adversário. Patrick possui um estilo mais ofensivo e ataca muito as costas da zaga, isso acarreta sempre uma preocupação na linha defensiva adversária. Já Ezequiel mais contido na defesa, passa segurança na retaguarda e quando tem a chance sobe para apoiar o ataque, inclusive, com muita técnica. O jogador falou sobre o jogo contra o Manaus.

“O foco é total no jogo de sábado, um jogo importante para gente, principalmente, para o pessoal que vem jogando menos, essa é uma oportunidade boa. Temos que lembrar que estamos representando a camisa forte no Estado, então a gente tem que entrar com seriedade, porque tem uma equipe boa do lado de lá e também a gente tem que buscar essa classificação, uma vez que temos objetivos e a gente vai buscar ser campeão do segundo turno. ”

Provável escalação do Manaus:

Vinicius; André Victor, Gutierrez, Vinicius Leandro, Wendel Nery; Edson Magal, Roney, Gharib e Renan; Ibiapino e Adenilson.

Provável escalação do Amazonas:

Edson Marden; Ezequiel, Ivan Alvariño, Fabiano e Renan Castro; Guilherme Mantuan, Jorge Jiménez e Rafael Tavares; Diego Torres, William Barbio e Sassá.

Share.

Comments are closed.

Exit mobile version