Por Lucas Araújo – Manaus, AM

Acostumado com títulos, competições de alto nível e até mesmo “estádios lotados” em algumas partidas decisivas, o Manaus Futebol Clube completa 10 anos no próximo 05 de maio de uma forma que jamais havia esperado quando iniciou a temporada de 2023. Eliminações precoces em todas as competições que disputou até aqui (Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Amazonense), a única competição que resta ao Gavião é a Série C, que por sinal será a mais complicada dos últimos anos. A pergunta que paira no ar é: A temporada de 2023 do Manaus ainda tem salvação? Talvez sim, talvez não.

É um novo momento. O clube vive uma pequena reformulação em seu elenco. Alguns jogadores já são ventilados no Esmeraldino, enquanto outros nomes já são tiveram sua saída confirmada. Talvez agora, com um pouco mais de tempo, o professor Higor possa implementar sua filosofia de jogo na equipe. Há se destacar também que costumeiramente, o Manaus começa a temporada gastando menos com o time no estadual, e só reforça para o Brasileirão. É correto? Impossível dizer que sim, mas, é uma atitude que não deve ser 100% criticada.

Afirmo isso pois é bastante louvável a forma como o clube conduz suas finanças, sem cometer loucuras e sempre mantendo os pés no chão. Em outras palavras, o clube gasta aquilo que pode, e honra seus compromissos. Talvez a grande crítica fique para a falta de apoio das muitas empresas no polo industrial amazônico para o esporte local e o esporte amazonense, que há muitos anos compete com clubes infinitamente mais ricos e em algumas oportunidades consegue fazer valer a garra do futebol amazonense. Mas respondendo o grande questionamento deste texto, SIM, a temporada do Manaus pode ter uma solução minimamente aceitável, o acesso para a Série B de 2024!

Sejamos francos. Um acesso faria com que qualquer torcedor do Manaus esquecesse os três vexames da equipe neste começo de 2023. Com um acesso em mãos, novas oportunidades surgiriam financeiramente falando para o clube, e para os profissionais da imprensa também, afinal, uma coisa puxa a outra. A fórmula deste sucesso é simples. Contratações coesas, pés no chão e foco. E caso o acesso não venha, que o Manaus possa ao menos terminar a temporada com um mínimo de dignidade, evitando um rebaixamento para a Série D.

Share.

Comments are closed.

Exit mobile version