Por Lucas Araújo – Manaus, AM

Ao término da temporada de 2022, tinha em meus pensamentos que o ano de 2023 seria ainda melhor do que presenciamos na temporada de 22. Com o Manaus dando início às obras de seu CT, a classificação dos clubes grandes do estado como Nacional e Princesa para o Campeonato Brasileiro – Série D, o retorno invicto do Rio Negro, além do inesquecível acesso do Amazonas FC para a terceira divisão, qualquer cronista esportivo ficaria empolgado e imaginava que 2023 seria um ano onde o nosso amado e querido Barezão fosse um dos mais disputados dos últimos anos.

No entanto, a palavra que define na minha opinião até o campeonato é “decepção”. Tendo em vista que em 2022, até mesmos as equipes menores como Operário e Iranduba fizeram um bom campeonato, 2023 deveria pelo menos manter o mesmo nível de intensidade e qualidade. Porém, o ano já começou com a triste notícia de que o Fast desistiu da competição, por seus motivos pessoais. Veja bem, o Rolo Compressor, que no ano anterior eliminou o forte Amazonas, por pouco não se classifica para o brasileirão, estava fora, e automaticamente rebaixado, contribuindo parcialmente para que os demais clubes ficassem menos preocupados com o rebaixamento, afinal, apenas um clube na competição seria levado a Série B do estadual.

Com o passar das primeiras rodadas, francos favoritos como Manaus, Nacional e até mesmo o Rio Negro, com um treinador experiente e peças renovadas em seu elenco, decepcionaram com os resultados entregues, levando suas torcidas a um certo descontentamento. O Operário, clube guerreiro em 2022, enfileirou derrotas na primeira fase, porém, salvou-se por conta de mais uma vez o futebol amazonense estar envolvido com esquemas de apostas. O Iranduba, que surpreendeu a todos na temporada de 2022, foi automaticamente rebaixado, multado e expulso por dois anos do futebol pelo novo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednaílson Rozenha.

Mas o que passou, passou. Estamos diante de uma nova competição, ao melhor estilo mata-mata, formato este que nem sempre premia as equipes mais regulares, mas sim as mais competentes. Teremos duelos interessantes, e obviamente, uma oportunidade para ver o nível de futebol neste estadual se elevar, e satisfazer então as expectativas geradas pela esperança do torcedor amazonense em ver o futebol de seu estado voltar a ter o devido respeito e espaço no cenário nacional.

 

Share.

Comments are closed.

Exit mobile version